A Chapada Diamantina
A Chapada Diamantina reúne variados atrativos naturais e culturais, no coração do Estado da Bahia. Roteiro certo para quem busca paz e tranquilidade ou para quem está atrás de história e aventura. A vasta Mata Atlântica, campos floridos e planícies de um verde sem fim dividem a paisagem com toques de caatinga e cerrado. Imensos paredões, desfiladeiros, cânions, grutas, cavernas, rios e cachoeiras completam o cenário de rara beleza da Chapada Diamantina. Inicialmente habitada pelos índios Maracás, a ocupação de fato da região remonta aos anos áureos da exploração de jazidas e minérios, a partir de 1710, quando foi encontrado ouro próximo ao Rio de Contas Pequeno, marcando o início da chegada dos bandeirantes e exploradores. Em 1844, a colonização é impulsionada pela descoberta de diamantes valiosos nos arredores do Rio Mucugê, e os comerciantes, colonos, jesuítas e estrangeiros se espalham pelas vilas, controladas e reguladas pela força da riqueza. A atividade agropecuária tomba diante da opulência do garimpo. Reduto de belezas naturais, a Chapada abarca uma diversidade grande de fauna e flora. São mais de 50 tipos de orquídeas, bromélias e trepadeiras, além de espécies animais raras, como o tamanduá-bandeira, tatu-canastra, porco-espinho, gatos selvagens, capivaras e inúmeros tipos de pássaros e cobras. O Parque Nacional da Chapada Diamantina, criado na década de 80 do séc. XX, atua como órgão protetor de toda essa exuberância.
Iraquara cidade das Grutas
A diferença de Iraquara, ao norte dos limites do parque nacional, é que ela se situa em uma região com subsolo rico em calcário. Isso deu origem aos seus principais atrativos naturais e turísticos, sendo conhecida como Cidade das Grutas.
De fato, há mais de uma centena de cavidades já mapeadas no entorno do município de Iraquara cidade das Grutas, ficando localizada na Ba 242 a 16km da Fazenda Pratinha e 13km da maiores Grutas da Chapada Diamantina.
As grutas são as maiores atrações da cidade, como a Torrinha com sua rara formação espeleológica flor de aragonita.
Lapa Doce a terceira maior do Brasil. Apesar de ter mais de 17 km mapeados, apenas 850 m estão abertos à visitação, sempre acompanhada de guia.
Fumacinha
Pratinha – A Fazenda Pratinha famosa pelas águas azuis e as diversas atividades é uma das atrações mais visitadas na Chapada Diamantina.
Por ser próxima a Iraquara 16km e 68km de Lençóis e outras atrações de fácil acesso, sem precisar de longas trilhas, além de ter uma estrutura para receber o turista. São muitas opções de atividades na Pratinha, entre elas, a flutuação na Gruta da Prata(que tem maior procura), stand up, caiaque, pedalinho, sessão de fotos aquáticas, massagens e tirolesa. ( umas 4 fotos em anexos ) nosso forte da cidade
Perto da Pratinha, com acesso a pé, fica a Gruta Azul, que por um túnel subterrâneo ainda mais à montante, esse líquido está conectado com a Gruta Azul, uma abertura na terra em que durante determinada hora a luz do sol causa um efeito iluminação impressionante.
Confira as distâncias da nossa pousada para os principais atrativos da Chapada Diamantina:
Caverna Da Torrinha: 18 km
Gruta Azul: 19 km
Fazenda Pratinha: 19 km
Gruta Lapa Doce: 12 km
Bolo de Noiva: 17 km
Gruta da Fumaça: 12 km
Cachoeira do Mosquito: 68 km
Vale do Capão: 62 km
Lençóis: 67 km
Palmeiras: 42 km
Morro do Pai Inácio: 40 km